18 de outubro de 2017

{Top 4} Dicas para ler mais

Oi gente, tudo bem?
Algumas pessoas sempre me perguntam como eu faço para ler tanto e em tão pouco tempo. Bom, primeiramente eu nem acho que leio tanto assim, principalmente em tão pouco tempo, mas mesmo assim eu decidi trazer hoje pra vocês um post com algumas dicas que sigo para fazer a minha lista de leitura andar. Vale lembrar que essas dicas são bem pessoais, e não é porque ela funciona para mim perfeitamente, que vai funcionar para você da mesma forma, então o segredo sempre é conhecer o seu ritmo de leitura e saber respeita-lo. E claro, parar de se cobrar, você deve lembrar sempre que a leitura é para ser algo prazeroso, e que se você ficar exigindo de você mais do que pode realmente dar, ela vai acabar se tornando algo cansativo e sem sentido.

Leia em todo seu tempo livre

Uma das maiores razoes que escuto para as pessoas lerem pouco é a falta de tempo, por isso acredito que ler em todo seu tempo livre é tão importante. Todo mundo tem aquele tempinho dentro do ônibus ou no metro enquanto vai para o trabalho ou para a escola/faculdade, aquele intervalo entre as aulas, ou na espera da fila do banco... Enfim, se você analisar bem o seu dia vai encontrar algum tempinho que poderá dedicar a leitura, e acredite pode ser juntando todos esses tempinho que você vai conseguir terminar determinado livro.

Leve sempre um livro com você

Se tem uma coisa que sempre faço é levar um livro comigo para qualquer lugar que eu vá, e isso acaba me ajudando muito na hora de cumprir minha metas literárias. Além de auxiliar na dica anterior, e mesmo que você não goste de ficar andando por ai com livros pesados, vale lembrar que hoje nos leitores contamos com infinitos livros gratuitos que são disponibilizados pelo site da amazon, então é só você baixar o aplicativo no celular e prontinho, já pode ler em qualquer lugar e horário.

Tenha uma meta literária

Uma das coisas que mais me ajudou a disciplinar minhas leituras foram as metas literárias, eu iniciei com metas mensais e depois que já tinha me acostumado com a ideia, parti para as metas anuais. Eu acredito que seja muito importante ter uma meta ou objetivo de leitura, seja ler um determinado livro por semana, ou ler 3 livros por mês, ou quem sabe ler 50 livros no ano, ela vai servir de estimulo para você. Mas vale lembrar, nada de metas impossíveis, senão a leitura deixa de ser um prazer e passa a ser uma obrigação.

Abandone sem culpa

Uma das perguntas que mais respondo é como eu tenho tanta facilidade para abandonar determinado livro, a resposta é simples, eu tenho uma lista infinita e que não para de crescer de livros que quero ler, então eu prefiro mil vezes abandonar determinado livro, do que ficar insistindo em uma leitura que não vai render de forma alguma, as vezes eu pego a leitura em outro momento e tento novamente, outras eu simplesmente me conformo e sigo em frente.

Bom gente essas são algumas dicas que utilizo na minha vida para ler mais, e vocês tem algum método para ler mais? Deixe sua resposta aqui nos comentários...
Ah colabore com o blog e diga o que você gostaria ver aqui, lembre-se que sua opinião é muito importante!

15 comentários:

  1. Oie!
    Adorei as dicas. Eu realmente preciso seguir a de abandonar sem culpa. Acho que posso tentar ler todos os q eu abandonar numa outra época pra ver se esse era o problema e se realmente aculpa forndo livro eu parar de me culpar. E quero o kindle pra seguir a outra dica de sempre levar um livro. Pq várias vezes escolhia um livro pra levar na bolsa e quando chegava e tinha um tempinho numa fila ou algo assim eu acabava não lendo ele pq não tava a fim. Então eu acho que com o kindle eu vou conseguir seguir melhor essa dica.

    Na parte das metas é o que vc disse a pessoa não pode fazer uma meta muito impossível. O que eu coloquei de meta pra mim esse ano foi aumentar o número de livros que li nos anos anteriores, não importa se em 1 livro ou 10. Eu quero ir sempre aumentando pq já teve ano que eu diminui muito o número de livros então decidi que se eu começar assim devagar isso vai me fazer ir melhorando a cada ano e me adaptando também ao ritmo de leitura.
    Ahhh e outra coisa que eu to começando a fazer é ler gêneros variados e conhecer novos gêneros, pq aí eu não enjoo dos que eu já lia.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas... geralmente baixo o livro que tô lendo em casa pra ler quando estiver na rua, justamente pelo peso a mais do livro. E essa questão de abandonar livro, realmente é melhor parar quando não gosta, do que insistir é ficar bloqueado depois 😊

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a parte de não se cobrar; a leitura é um momento de prazer e não uma disputa com o tempo.
    Eu não tenho muitos métodos para ler; mas sempre leio nos tempos vagos.
    Tenho dificuldade em abandonar um livro... mas você tem razão, a lista é tão grande que não dá pra perder com livro não tão bom.

    Ah, gosto das resenhas do blog; gostaria de ver mais tags.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas, Aline! Sempre leio no meu tempo livre, é o meu hobby favorito e também se um livro não rola pra mim, consigo abandonar sem culpa.
    Pra falar a verdade, não faço metas literárias, pois se fizer, vou ficar me cobrando e daí a leitura se tornará uma obrigação e não será mais tão prazerosa pra mim. Mas mesmo assim, tenho uma lista com todos os livros que quero ler, que por sinal, está ficando cada vez maior. Vamos ver se algum dia consigo ler todos...
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Dicas pra se ler mais e otimizar as leituras são sempre bem vindas, ter um livro sempre a mão é uma dica preciosa, pois a ociosidade pode chegar quando menos esperamos, um engarrafamento ou uma fila maior do que esperávamos e ter o livro a mão é bem importante :) Ainda não aprendi a abandonar sem culpa, mas faço leituras dinâmicas haha, pulo algumas partes se não tiver gostando mesmo do livro, mas tenho que aprender a dar um tempo como você bem disse, as vezes eu posso voltar a lê-lo em outro momento e a leitura fluir...

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas, Aline. Eu geralmente ando com um livro na bolsa, mas não consigo ler. É difícil abandonar um livro, mas não tenho culpa de abandonar. Como você disse, é melhor abandonar do que insistir em algo que não rende.
    Minha meta do ano não foi tão boa quanto eu gostaria, mas o que eu li, gostei muito.
    Obrigada pelas dicas ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi! Adorei as dicas! Principalmente a de abandonar algum livro sem culpa. Eu fico com pena de abandonar, pois muitas vezes passo meses querendo determinado livro, e quando finalmente o tenho em mãos, ele não é aquilo que eu esperava. Ultimamente o meu tempo ta bem corrido, mas vou começar a ler sempre que eu puder, mesmo que por pouco tempo. Beijoss

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline
    O pessoal também sempre me pergunta como leio tanto e na maioria das vezes em um os dois dias um livro.
    Na verdade nem eu sei como, só sei que quando amo um livro não paro até acaba, sempre foi assim... Eu não sou de abandonar, pelo menos não totalmente, quando faço é por um tempo, depois tento voltar a ler, algumas leituras pra mim são de momentos, então todas merecem uma nova chance, se não rolar ai abandono mesmo.
    Ah, também tento sempre ler nas horas livres.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Sigo todas essas dicas e o dia que esqueço algum livro que estava lendo em casa, fico no maior tédio no metrô, a única dica que ainda tenho dificuldade em seguir é a de abandonar algum livro, por mais que a leitura não esteja fluindo, sinto uma culpa enorme em abandoná-lo e quase nunca consigo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Adoro dicas de leituras!! Confesso que ano passado li muito pouco, e chego tarde da faculdade e acabava sempre dando essa " desculpa" mas ler me faz falta, então fiz o compromisso comigo de sempre ler, todo dia, nem que seja poucas páginas. É um tempo que largo o telefone e usufruo da leitura. Excelentes dicas ♥

    ResponderExcluir
  11. Essas dicas são mara, prometo seguir todas!! A que mais funciona pra mim é ter metas, faz toda a diferença quando você tem um objetivo, é como se automaticamente você se cobrasse um pouco mais para atender aos seus objetivos e, dá muito mais gosto de ler!!

    Bjs!!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu gostei muito das suas dicas e sempre alguma coisa acontece comigo, como a leitura não fluir e acabar abandonado porém não gosto muito disso, sempre quero terminar. Pra todo canto que vou, sempre levo o livro comigo, não importa a onde.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  13. A primeira dica funciona e não funciona pra mim e a razão disso é que em alguns momentos eu quero ler, mas ligo o notebook e aí acontece o que? Fico horas vendo vídeos, séries, lendo algumas matérias, vendo fotos e nisso não leio o livro. Mas quando estou na rua já costumo ler mais, no metrô, esperando consultas, prefiro até estar sem crédito no celular, assim não fico distraída. Essa segunda dica eu cumpro bem, costumo ter algum livro comigo justamente por acabar lendo melhor na maioria das vezes, acredito eu, na rua. Acredito que metas são bem importantes e é como você disse, começar com metas sensatas e depois ir aumentando (só não sei se eu sigo muito isso) e sobre não concluir leituras isso já aconteceu comigo, mas pretendo tentar dar uma chance de novo a alguns um dia.

    ResponderExcluir
  14. Oii Aline ;)
    Algumas dessas regras eu aplico no meu dia a dia, como a de sempre levar um livro com você. Sempre estou com um livro na bolsa ou com meu kindle!
    Sou do tipo que prefere sentar e ler boa parte do livro de uma vez, mas com as correrias do dia a dias, as vezes não consigo fazer isso então tento ler no meu tempo livre, sempre que posso.
    E quanto a abandonar um livro, tinha muita dificuldade em fazer isso, mas hoje vendo que o tempo vai se tornando cada vez mais curto, abandono sem medo kkkk
    Bjos

    ResponderExcluir
  15. Adorei as dicas, difícil é seguir, pois minha vida é bem corrida. Mas abandonar uma leitura é algo que tenho muita dificuldade, ainda não consigo.

    ResponderExcluir