8 de julho de 2017

{Resenha} Sonata em Punk Rock

Título: Sonata em Punk Rock
Autora: Babi Dewet
Editora: Gutenberg
Classificação: 5/5
ISBN: 9788582353899
Sinopse:”Por que alguém escolheria uma orquestra se pode ter uma banda de rock? Essa sempre foi a dúvida de Valentina Gontcharov. Entre o trabalho como gerente do mercado do bairro e as tarefas de casa, o sonho de viver de música estava, aos poucos, ficando em segundo plano. Até que, ao descobrir que tem ouvido absoluto e ser aceita na Academia Margareth Vilela, o conservatório de música mais famoso do país, a garota tem a chance de seguir uma nova vida na conhecida Cidade da Música, o lugar capaz de realizar todos os seus sonhos.No conservatório, Tim, como prefere ser chamada, terá que superar seus medos e inseguranças e provar a si mesma do que é capaz, mesmo que isso signifique dominar o tão assustador piano e abraçar de vez o seu lado de musicista clássica. Só que, para dificultar ainda mais as coisas, o arrogante e talentoso Kim cruza seu caminho de uma forma que é impossível ignorar. Em um universo completamente diferente do que estava acostumada, repleto de notas, arpejos, partituras, instrumentos e disciplina, Valentina irá mostrar ao certinho Kim que não é só ele que está precisando de um pouco de rock¿n¿roll, mas sim toda a Cidade da Música.”


O que dizer desse livro que me conquistou de cara?! Sonata em Punk Rock conta a história de Valentina, ou Tim. Uma garota de 20 anos que é apaixonada por música e que vive uma vida bem simples com sua mãe.
Tim, mesmo sabendo que não poderia pagar, se inscreveu no processo seletivo para ingressar na Academia Margareth Vilela, uma academia de música, o conservatório mais famoso do Brasil. Para sua surpresa (ou não) ela foi aceita, mas e agora?! Como pagaria?! Sua única saída foi aceitar a ajuda de seu progenitor, um famoso violinista. O pai de Tim não a assumiu quando a mesma nasceu e, devido a isso, a garota o detesta e faz de tudo para não depender dela na academia e evita utilizar seu sobrenome.

Valentina havia tentado traçar um plano: pediria um empréstimo no banco ou se ofereceria para trabalhar de graça no conservatório. Era do tipo que não desistia sem lutar. Só que o destino pode ser irônico quando convém, e, por mais que ela não gostasse, trazia uma solução.
Logo no primeiro dia, Tim, ajuda um garoto com cara de asiático que estava colocando “as tripas para fora” no dormitório. No dia seguinte ela descobre que o menino é Kim, o filho da diretora, um menino que, aparentemente não se importa com nada e ninguém que anda pelos corredores como se fosse o dono do lugar e que trata Tim muito mal.
O que mais me chamou a atenção no livro foi a personalidade da protagonista. Tim era rotulada a esquisita, tudo porque não se encaixava nos padrões da academia, mas não se deixava abater, ela simplesmente ignorava e seguia sua vida. Ela não mudou seu estilo para agradar a sociedade, ela foi ela mesma e arrasou!
O livro me ensinou que, mesmo que as coisas estejam ruins e difíceis, não podemos desistir, temos que tentar até conseguir, nossos sonhos merecem ser vividos. Aquelas noites que passamos acordados para estudar, treinar para uma matéria irão valer a pena num futuro próximo.
Se você pode sobreviver ao próximo minuto, você pode aguentar qualquer coisa na vida.
Durante a história podemos ver o amadurecimento das personagens e conseguimos também entender o comportamento de outros. Outro ensinamento que a autora nos deixou foi o de que não devemos julgar uma pessoa por suas roupas ou sua origem. Não é porque uma pessoa se veste “mal” que ela não merece estar em um lugar, roupas não dizem nada a respeito de caráter!
Estava muito ansiosa para ler esse livro e, quando finalmente consegui, não o larguei até terminar. A leitura foi super rápida e eu amei cada linha, parágrafo, página e capítulo, parabéns a autora! ❤ ❤ ❤
Se você está procurando uma leitura leve e cheia de ensinamentos esse é o livro perfeito!

23 comentários:

  1. Que história mais fofa *-*
    A capa é bem atrativa e adorei a história. É tão quando leio livros que passam essa mensagem de não julgamento. A Tim parece ser uma menina bacana e que luta pelos sonhos, além disso, ela não preciso ser quem não é pra agradar os outros. Gosto disso em personagens.
    Obrigada pela indicação!
    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disponha! Depois me conte o que achou da história. Beijocas!!!!

      Excluir
  2. O que dizer de Tim, que nem conheço mas já considero "pacas"? 😂😍
    Esse livro estava na minha lista, mas retirei nem sei porquê, e agora, depois dessa resenha maravilhosa eu irei colocá-lo de volta.
    Preciso de uma leitura assim; leve,divertida e repleta de ensinamentos. E sem falar que é nacional, e devemos valorizar os nossos autores cada vez mais.
    E essa capa? 👏👏👏👏
    Fiquei bastante curiosa para saber como fica a relação dela com o pai... Aaah, preciso ler!

    ResponderExcluir
  3. Gostei da ideia desse livro quando vi, até porque tem música no meio e sempre curto umas coisas assim. Mas ele também pega alguns temas legais pelo que vi, deve ser interessante de ler.
    E a personagem forte é uma graça! Adorei esse negócio de ela não mudar por ninguém, ser ela mesma e ser feliz com isso.
    Que tenha alguns ensinamentos e lições a se pensar é outro ponto positivo. Gostei de ver falando esse negócio de julgar pela aparência, por roupas e tal. A gente não devia fazer isso nunca. Uma pessoa é muito mais do que ela tem.
    Parece um livro bem fofo, acho que gostaria se lesse ^^

    ResponderExcluir
  4. Olá, a crítica aos padrões de beleza está com tudo na obra, adorei. Com mensagens motivacionais muito importantes e uma história emocionante, esse livro promete. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia este livro, mas a história parece muito boa, gostei da protagonista que mesmo sendo sendo rotulada a esquisita, não mudou seu estilo para agradar a sociedade, que bom que este livro foi uma ótima leitura para você, após ler sua resenha fiquei muito curiosa e ansiosa para ler ele, espero gostar da história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois me conte o que achou do livro. Beijocas!

      Excluir
  6. Oii Ste!
    Adorei o ambiente que a autora criou! Parece que vai ser uma série passada no mesmo lugar, na Cidade da Música. A Valentina parece uma menina bem decidida e forte, que não abaixa a cabeça para os que os outros falam e que vai provar do que é capaz. A princípio o Kim parece ser bem arrogante, mas acredito que ele vai amadurecer durante a história e vai mostrar quem ele é de verdade (e com certeza, nos conquistar durante esse processo). O jeito que eles se conhecem é um tanto quanto inusitado (e nojento!), acredito que sairá aparecerão muitos conflitos nessa história, mas também muitas lições. A capa é lindíssima e muito fofa! Fiquei com muita vontade de ler <3
    Ótimas leituras pra você!
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  7. Faz tempo que quero ler esse livro, acho a capa dele muito linda e a história me deixa super intrigada, fiquei super curiosa para saber como vai ser essa convivência entra a Tim e o Kim e se a Tim vai conseguir realizar seus sonhos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá !
    Confesso que quando vi esse livro na livraria nem sei bola para ele hahaha..
    Putz, devia ter pego ele.Sei que iria gostar !!
    Adoro livros com os protagonistas que amam música e queree seguir carreira como músicos !!

    Adorei!
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Oieee!
    Ainda não conheço o modo de escrita da autora, mas já ouvi falarem muito bem dela.
    Confesso que só conheço esse livro da autora e pela sua resenha com certeza é um livro que eu gostaria. Já vou botar na lista de desejados.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Que livro super fofo!
    Fiquei encantada com a história é da personagem também por ela corre atrás dos sonhos dela e nunca desistir, isso sim é força de vontade de lutar por que quer.. Amei a trama e com certeza vou procurar para ler.

    ResponderExcluir
  11. Tô devendo ler algo da Babi Dewet! Vejo tanta gente lendo e curtindo, preciso conhecer! E as capas são tão bonitas! :3

    Achei engraçado ela ser chamada Tim aheuhaue
    Interessante ser sobre musica classica, conservatorio... tenho interesse!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    A capa é super fofa e e junto com o título me atrairam muito desde quando vi esse livro. Eu ainda não consegui comprar pra ker, mas achei interessante esses ensinamentos que vc conseguiu tirar do livro que todo nosso esforço vai compensar nonfim, pq tem vezes que a gente se esforça tanto na vida que acabamos cansando e querendo desistir de tudo.
    Não vejo a hora de ler, pq é exatamente um livro mais tranquilo de ler que estou precisando nesse momento.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Nossa que capa maravilhosa nunca li esse livro. a historia me deixa intrigada sinto muita vontade ler ja esta na minha lista
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Hey
    Não conhecia o livro, mas falou em música já gostei hahaha. Gostei de Tim de cara, amo personagens que não se deixa levar pelos padrões que um grupo de pessoas impõem, e é isso que ela faz, ela não aceita e vive como ela mesmo, ameii. O fato da personagem principal não desistir dos sonhos me fez ficar curioso pelo desfecho e querer ler esse livro, mais um pra wishlist, daqui a pouco to pobre hahaha. Outro fator que me fez gostar do livro foi Tim ser forte, por tudo que ela passa. Linda resenha.
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  15. De primeira já gostei até do título "Sonata em punk rock", porque a pessoa já sabe o que pode esperar, sem falar que achei a capa maravilhosa. Como sou fã de leituras leves e divertidas, com certeza estará na minha lista de leitura. Amei o fato da personagem não mudar seu estilo e não se submeter a vontade do que os outros esperam dela. Realmente não podemos desistir de nossos sonhos, mesmo quando temos 1 milhão de provas para estudar ahuahauh!! Bjoss

    ResponderExcluir