6 de maio de 2017

Resenha: Um Mais Um


Autora: Jojo Moyes
Ano: 2015
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Classificação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Sinopse: Há dez anos, Jess Thomas ficou grávida e largou a escola para se casar com Marty. Dois anos atrás, Marty saiu de casa e nunca mais voltou.
Fazendo faxinas de manhã e trabalhando como garçonete em um pub à noite, Jess mal ganha o suficiente para sustentar a filha Tanzie e o enteado Nicky, que ela cria há oito anos. Jess está muito preocupada com o sensível Nicky, um adolescente gótico e mal-humorado que vive apanhando dos colegas. Já Tanzie, o pequeno gênio da matemática, tem outro problema: ela acabou de receber uma generosa bolsa de estudos em uma escola particular, mas Jess não tem condições de pagar a diferença. Sua única esperança é que a menina vença uma Olimpíada de Matemática que será disputada na Escócia. Mas como eles farão para chegar lá?Enquanto isso, um dos clientes de faxina de Jess, o gênio da computação Ed Nicholls, decide se refugiar em sua casa de praia por causa de uma denúncia de práticas ilegais envolvendo sua empresa. Entre ele e Jess ocorre o que pode ser chamado de ódio à primeira vista. Mas quando Ed fica bêbado no pub em que Jess trabalha, ela faz questão de deixá-lo em casa, em segurança. Em parte agradecido, mas principalmente para escapar da pressão dos advogados, da ex-mulher e da irmã — que insiste em que ele vá visitar o pai doente —, Ed oferece uma carona a Jess, os filhos e o enorme cão da família até a cidade onde acontecerá o torneio.Começa então uma viagem repleta de enjoos, comida ruim e engarrafamentos. A situação perfeita para o início de uma história de amor entre uma mãe solteira falida e um geek milionário.


Resenha:

Ler um livro da Jojo Moyes e não se apaixonar é algo praticamente impossível, parece que cada palavra foi colocada ali com o objetivo de nos emocionar. Com Um mais um não poderia ser diferente, o romance supera expectativas.

"Coisas boas acontecem. Às vezes quando menos se espera."

Jess Thomas é uma super mulher que se desdobra trabalhando em dois empregos para sustentar sua filha Tanzie que é um prodígio da matemática, e seu enteado Nicky, um garoto emo que vive sofrendo com o bullying praticado por alguns garotos da vizinhança. Mesmo com dois empregos a vida de Jess não é nada fácil, afinal de contas faz dois anos que ela foi abandonada pelo marido e não recebe nenhum tipo de ajuda da parte dele.

Ed Nicholls é um gênio dos computadores, mas sua vida também não esta as mil maravilhas. Acusado de ter vazado informações privilegiadas, ele esta correndo um grande risco de ser preso.

"Porque eu fiz umas burrices há bem pouco tempo. E talvez uma parte de mim apenas desejasse fazer algo que lê deixasse satisfeito."

Quando conhece Ed, Jess tem certeza de que ele não passa de um homem rico e esnobe. Mas as coisas mudam de figura quando o destino decide unir essas quatro pessoas extremamente diferentes demais um cachorro enorme e fedido dentro de um carro, numa viagem rumo a Escócia, onde Tanzie participara de uma Olimpíada de Matemática.

"Ed gostava de ordem. Gostava de saber o que iria acontecer. Tudo naquela mulher sugeria o tipo de... Ausência de limites, o que o deixava nervoso."

Claro que o inicio da viagem é extremamente ruim, mas com o tempo eles acabam criando afinidade, e o que tinha tudo para ser uma viagem desagradável, se torna uma verdadeira aventura carregada de risos, lágrimas e muita emoção.

Um dos fatos que mais me agradou nesse livro é que Jojo nos trás personagens totalmente reais e extremamente encantadores. Jess é o verdadeiro retrato da mãe solteiros capaz de tudo para ver sua família feliz. Ed é um homem que por causa de um erro terá que reiniciar toda sua vida profissional. Nicky um adolescente tímido que só quer encontrar o seu lugar. Enquanto Tanzie é uma criança que apesar de ser tão inteligente pra sua idade ainda carrega toda doçura e inocência própria de uma garotinha de 10 anos. Então, quando eu finalizei a leitura foi como se eu conhecesse cada um dos personagens, o que na minha opinião é um dos maiores pontos positivos que um livro pode ter.

"Sr. Nicholls esperou até que ela parasse de chorar, depois tornou a dar a volta na mesa e pediu um chocolate quente com marshmallows, raspas de chocolate e chantili extra."

Toda história é narrada em terceira pessoa, mas cada capítulo traz um personagem em destaque, permitindo assim que conheçamos todos os lados da trama, e fazendo também com que a história não se torne cansativa, mas sim uma leitura rápida e leve.

"Desejava ver aquele sorriso grande e sonolento dele, o que parecia desativar toda a raiva reprimida espalhada por seu rosto."

Um mais um é um livro que transborda amor de todas as formas, é possível senti-lo em cada palavra, em cada atitude, em cada personagem. Uma das mensagens mais lindas que o livro transmite é para não desanimarmos diante de qualquer dificuldade, pois por mais conturbado que seja o momento sempre haverá uma oportunidade de converter a situação.

Um mais um é aquele tipo de livro que você nem sente passar e quando percebe já acabou, deixando uma sensação de paz, de felicidade e, porque não, de saudade...

17 comentários:

  1. Olá Aline, acho que o que mais faz com que a escrita da Jojo encante tanto assim as pessoas é o fato de ela escrever sobre personagens reais que estão ao nosso lado se nos dispusermos a olhar com mais cuidado aos nossos vizinhos! isso nos aproxima da leitura

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Praticamente todos os livros da Jojo está na minha lista de desejados e esse é um deles. Eu ainda não conheço a escrita da autora, mas morro de vontade de ler, por mais que os gêneros escritos por ela não me agrade, a proposta de cada um dos livros dela me faz querer ler, fora os intermináveis elogios. Eu queria poder começar a ler os livros dela, por Um Mais Um, ele é o primeiro na minha lista de desejos, porque foi o que mais me chamou atenção. Sua resenha só me instiga a querer ler o mais rápido possível, adorei!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  3. Já li vários livro da Jojo e me apaixonei.
    Esse ainda não tive a oportunidade de ler e nunca parei de fato para ler uma resenha dele.
    Me surpreendi com a sinopse. Muito legal e realmente parece ser um livro emocionante! Preciso ler urgentemente!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline!
    Amei a premissa do livro. Adoro histórias com famílias diferentes, divertidas e humanas, além de também de ser fã de tramas com viagens, adoro ver pessoas sendo obrigadas a conviver umas com as outras dentro de um veículo. Os personagens parecem ser cheios de personalidade, cada qual com a sua, com um exemplo de mãe solteira forte e guerreira, de uma adolescente cheia de escolhas difíceis, de um cara arrependido de um erro que cometeu etc. Fiquei muito curioso para ler Um Mais Um. Aparenta ser um daqueles livros que nos trazem uma sensação ótima -tipo de leitura que tô precisando no momento- e, ao mesmo tempo, vários aprendizados.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline!
    Então, esse livro foi o terceiro da Jojo que li e, sinceramente, ficou em terceiro lugar apenas porque não dá pra competir com Como Eu Era Antes de Você e Depois de Você. Mas foi tudo isso que você disse mesmo, o livro é muito gostoso de se ler. Eu achei o início um pouquinho chato, nem sei porque, mas quando engatei na leitura não consegui parar de ler e foi emoção atrás de emoção! As trapalhadas, as risadas, as lágrimas... Tudo foi lindo. E o que mais me encantou foi o carinho com que o Ed tratava a Tanzie e o Nicky. Esqueci o nome dele agora, mas aquele cachorro traz ótimos momentos, viu!
    Amei a resenha e confirmo sem dúvida a indicação. Ótimo livro!
    Bjs e até mais!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Esse livro foi uma surpresa deliciosa!! Li achando que seria mais ou menos, e me surpreendeu muito no final! Virou um dos meus favoritos da Jojo.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá Aline,
    Jojo Moyes, eu à considero uma mulher que nós fazem chorar com suas historia lindas, no momento não li nada, ainda sendo que tenho um livro dela na minha estante, porém não inicie a leitura mas esse livro me encantou, a historia e super perfeita e bem legal o destino querer juntas essas pessoas pra poder mudar a vida deles..!

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho receio pra ler os livros da JoJo porque, sinceramente, ela me parece uma Nicolas Sparks versão dois ponto zero. E não pelo gênero da escrita, mas pela fórmula de livros, tipo o que o Rick Riordan faz, isso me deixa bem cansativo. Mas este parece ser um bom livro, dinâmico é tudo de bom em uma leitura e quem sabe seja uma boa esoclha pra quebrar uma ressaca literária? Hihi beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Já tinha visto esse livro da Jojo Moyes antes, lido a sinopse e algumas resenhas, mas nenhuma tinha me despertado uma curiosidade para ler esse livro, mas lendo essa resenha confesso que fiquei bem curiosa sobre essa historia, a Jess logo me conquistou, gostei muito de temos uma personagem forte, determinada e que faz tudo que pode para ver os filhos felizes, fiquei curiosa para poder conhecer melhor os outros personagem e quero ler esse livro !!

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Já tinha visto esse livro da Jojo Moyes antes, lido a sinopse e resenha do livro, mas ainda não tinha ficado interessada em ler essa historia, mas lendo essa resenha ela me deixou muito curiosa para conhecer essa historia, a Jess me conquistou, gosto muito de personagens forte e determinados e adorei como a personagem faz tudo que pode para ver os filhos felizes, fiquei curiosa para conhecer os outros personagens e quero muito ler esse livro !!

    ResponderExcluir
  13. Adoro os livros da Jojo, são sempre super gostosinhos de ler, ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro, mas com essa resenha fiquei com muita vontade de ler esse livro, gosto bastante quando os livros são contados em terceira pessoa, ainda mais quando o autor consegue focar em todos os personagens, espero poder lê-lo logo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Só tive uma experiência com os livros de Jojo e foi exatamente assim que me senti. Li Como eu era antes de você e acho que até hj ainda estou apaixonado por Lou. A autora realmente tem o dom de fazer os personagens se tornarem muito próximos do leitor. Eu adorei o enredo desse livro, provavelmente uma viagem inesquecível e essa Olimpíada promete muita emoção.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  15. Eu ainda não li nem um livro da autora Jojo Moyes, mas leio muitos comentários positivos sobre os livros dela e tenho diversos livros dela em minha lista de leituras inclusive Um Mais Um, ler sua resenha me deixou mais ansiosa ainda para ler este livro.

    ResponderExcluir
  16. Que resenha linda *-----*
    Eu só li um livro da Jojo até hoje, mas eu me apaixonei pela forma que ela escreve e faz o leitor sentir tudo com os personagens.
    Gostei de saber dessa pegada mais realista, é tão gostoso ler e as vezes se identificar com o personagem, ou com o que ele está passando, e ainda melhor quando o livro trás um mensagem para o leitor levar pra sempre com ele.
    Vou procurar ler o quanto antes *-*
    Beijos!
    Lost Words!

    ResponderExcluir
  17. Oi,
    que resenha maravilhosa amo, so li o livro desta autora como eu era antes de vc e depois de vc me apaixonei so nao gostei do final por conta...
    Mais ja adicionei esse na lista gostei muito deste livro agora com a resenha entao
    Amo livros de romance <3
    bjs

    ResponderExcluir